Um dos benefícios dos financiamentos imobiliários é a possibilidade de parcelar a compra em várias vezes, o que torna o acesso a um imóvel mais fácil.
No entanto, essa vantagem tem um lado negativo: o período de pagamento pode se estender por anos. Devido a essa longa duração, é comum que os planos mudem entre o início e o final do financiamento, podendo levar a desejo de vender o imóvel antes mesmo de quitar todas as parcelas.
MAS… SERÁ QUE É POSSÍVEL VENDER UM IMÓVEL QUE ESTÁ FINANCIADO?
Sim, você pode vender um imóvel financiado antes mesmo de terminar de pagar o financiamento. Porém, esse tipo de venda é diferente das outras.
Contudo, importante entender que, até que o financiamento seja quitado, o imóvel é propriedade do banco credor.
O processo de venda de um imóvel financiado requer a quitação da dívida antes da concretização da venda. Isso porque o imóvel é usado como garantia da operação até que todas as parcelas sejam pagas.
Somente após a quitação total do saldo devedor, o imóvel passa para o nome do proprietário e fica livre de qualquer restrição, incluindo a venda.
Contudo, se você não tem dinheiro para quitar ou quer vender o imóvel justamente por isso, existem soluções disponíveis, que na verdade não dependem tanto de você, mas sim de como a pessoa compradora vai realizar o pagamento, são elas:
• Pagamento à vista ou parcelado sem um novo financiamento:
Quando o comprador opta por pagar pelo seu apartamento à vista sem financiamento, você poderá usar o valor pago pelo imóvel para quitar o financiamento com o banco e ficar com o valor remanescente.
• Pagamento via financiamento bancário pelo mesmo banco ou banco diferente:
Nessa modalidade, será feito um novo contrato de compra e venda entre você, o novo proprietário e o banco. Você só vai receber a sua parte da venda do apartamento financiado quando o registro do novo financiamento for feito.
Procure sempre um advogado especialista caso tenha dúvidas sobre o tema! Se gostou do nosso conteúdo, deixe o like e compartilhe com os amigos!