A empresa é responsável pela proteção contra danos à sua bagagem durante viagens de avião.
Deste modo, se a sua bagagem for danificada durante o voo, você deve fazer uma reclamação imediatamente com a companhia aérea e solicitar uma indenização.
É importante registrar a danificação com a companhia aérea no momento do recebimento da bagagem, pois isso fornecerá uma prova da condição da bagagem no momento da entrega.
Assim, o passageiro deve primeiramente procurar o balcão da companhia aérea na sala de desembarque e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).
Depois disso, registre a ocorrência em seções da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) dentro do próprio aeroporto ou em até 15 dias após a data de desembarque. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar o comprovante do despacho da bagagem.
Além disso, é importante guardar todas as evidências, como fotos e recibos de qualquer reparo ou substituição necessário, tendo em vista que poderão ajudar em eventual ação judicial de indenização por danos materiais e morais caso a companhia aérea não resolva seu problema amigavelmente.
Procure sempre um escritório especializado em Direito do Consumidor de sua confiança caso tenha sofrido com bagagem danificada ou extraviada.
Se gostou do nosso conteúdo, deixe o like e compartilhe com os amigos!