Meu cartão de crédito foi clonado e agora? Vou ficar no prejuízo?
Os golpes financeiros sempre estiveram presente no cotidiano do consumidor, um simples deslize pode acarretar diversos prejuízos, como por exemplo, ter o cartão de crédito clonado.
Ocorre que, se você passar um dia por essa situação, a primeira coisa a ser feita é, ao constatar o golpe, ligue imediatamente para a administradora do cartão e informe o ocorrido.
Importante destacar que você deve anotar o horário, nome do atendente e requerer o protocolo da ligação para guardar e ficar prevenido, caso haja algum problema no decorrer do processo.
Após, faça o registro de um boletim de ocorrência bem detalhado, especificando todos os gastos que não é de sua responsabilidade.
A movimentação estranha na conta bancária do consumidor, sem que o banco evite o prejuízo, configura defeito na prestação serviço bancário e por isso é responsável pela reparação do dano.
Destaca-se ainda que o banco tem a obrigação de monitorar o perfil daquele consumidor e não autorizar transações fora do perfil, como por exemplo, transações de madrugada, esvaziar conta bancária, tomar empréstimos, etc.
Saiba que a clonagem de cartão de crédito como qualquer outro golpe financeiro é passível de indenização por parte do banco tendo em vista que os bancos assumem o risco da sua atividade. Ainda, o ônus de provar que o cartão foi clonado não é do consumidor!
Portanto, caso isso tenha ocorrido com você e o banco não tomou nenhuma providência, procure um escritório de advocacia especializado da sua confiança para buscar os seus direitos na justiça!