Doutor, descobri que meu nome está “sujo” mas eu nunca fiquei devendo ninguém, e agora?
Só de pensar em ter o nome inscrito no SPC/SERASA já gera uma angustia enorme não é mesmo? E se falarmos para você que muitas pessoas têm o nome inscrito indevidamente no cadastro de proteção ao crédito como o SPC/SERASA, você acreditaria?
Pois é, diversos consumidores passam por esse tipo de situação (negativação indevida) e não sabem como proceder.
A negativação indevida ocorre quando as instituições financeiras e outras empresas erram em vários aspectos, como por exemplo:
• envio de um boleto;
• boleto com um valor incorreto;
• cobrança de serviços cancelados;
• falha de sistema ao não identificar o pagamento já realizado;
• erro do banco ao autorizar o débito automático: etc.
Esses e tantos outros motivos que podem ocasionar essa negativação indevida que vem acompanhada com a diminuição do SCORE!
A boa notícia é que, quem tem seu nome indevidamente inscrito no SPC ou SERASA, tem direito a uma indenização por danos morais!
O Superior Tribunal de Justiça entende que o consumidor que teve seu nome inserido nos órgãos de proteção ao crédito – de forma irregular – deve ser indenizado e dispensa provas.
Ao descobrir que seu nome foi negativado sem justificativa, procure um advogado especializado em direito do consumidor. Além de limpar o seu nome e restabelecer a pontuação do score, você também tem direito a danos morais!